A Prefeitura Municipal de Quatis divulga o mais novo decreto com a atualização das medidas sanitárias contra a Covid-19 no município. A instituição está seguindo o Decreto Estadual, que faculta aos Poderes Executivos Municipais a flexibilização das medidas sanitárias e o uso obrigatório de máscara de proteção respiratória, recomendadas desde o início da pandemia pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Considerando a atualização do mapa de risco da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, classificando a Região do Médio Paraíba na faixa amarela (risco baixo), e considerando o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no cenário epidemiológico e o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município, de acordo com o Plano Nacional de Imunização – PNI, e ainda, considerando a redução e a baixa no número de casos e de internações confirmados no município, a Prefeitura Municipal de Quatis decreta: 

 

1- O uso de máscaras faciais NÃO é mais obrigatório, e sim, OPCIONAL, para acesso em qualquer estabelecimento público ou privado e nos locais situados dentro do município de Quatis. Porém, a Prefeitura ainda recomenda o uso de máscaras para os seguintes públicos: pessoas com comorbidades de alto risco; com sintomas de síndrome gripal; e pessoas imunocomprometidas.

 

2- Os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 deverão manter o isolamento domiciliar normalmente, mantendo todas as medidas sanitárias e de segurança, e com o monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

 

3-  O uso de álcool em gel 70% ainda é recomendado na entrada de comércios, estabelecimentos e outros lugares de acesso público. Dessa forma, ainda é muito importante manter a higienização das mãos. 

 

A Prefeitura de Quatis ainda ressalta que as restrições e medidas disponibilizadas neste decreto, podem ser revogadas ou canceladas, de acordo com a evolução do perfil epidemiológico municipal e fiscalizando a bandeira do mapa de risco no âmbito do município. O Decreto nº 3.097 de 16 de março de 2022 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE). Você pode acessá-lo no Portal da Transparência, no portal oficial da Prefeitura Municipal de Quatis. 

 

Estamos voltando aos poucos! E este já é um grande passo! Vamos continuar nos cuidando e tendo esperança de dias melhores! A Prefeitura de Quatis agradece a colaboração de toda a população. 

Comentários do Facebook

Comments are closed.