COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA RECEBE A AÇÃO CIDADANIA DA PREFEITURA DE QUATIS

Conhecimento, acessibilidade e diversão marcaram o dia na comunidade Quilombola de Santana nesta quinta-feira (4). A Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a Ação Cidadania aos moradores quilombolas, que contou com diversos serviços socioassistenciais e ações das secretarias municipais e do governo do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Aluísio d’Elias e o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Vitinho, também participaram de toda a ação, acompanhando as atividades e interagindo com o público presente. De acordo com a SMAS, o objetivo do evento foi levar atividades culturais e serviços públicos à população quilombola do município de Quatis, com o intuito de gerar mais informação e atendimento aos moradores da zona rural, especialmente a comunidade de Santana.  

 

“Quando assumimos o governo, tivemos a proposta de sempre estarmos dentro da área urbana e da área rural. Já fizemos vários eventos em Santana e isso é muito importante, a prefeitura entrando dentro do ambiente para dar mais conforto para a nossa população.” – comenta Vitinho, que também afirma que este deve ser o quarto evento da ação na comunidade. 

 

Um dos destaques do evento foi a participação da Subsecretaria de Igualdade Racial do Estado, abordando políticas sociais e raciais, além também de outros serviços oferecidos pelo governo estadual, como aulas demonstrativas de Defesa Pessoal, do “Programa Empoderadas”; o Ônibus Lilás, da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, a presença da equipe do Centro de Cidadania LGBTI+ das Agulhas Negras, inaugurado recentemente no município de Quatis e que faz parte da Superintendência de Políticas LGBTI do Estado; e mais os serviços da equipe do Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC). 

 

No local, os moradores também receberam outras ações, como informativos sobre a coleta de resíduos e diversos serviços da equipe da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), informações sobre o Certificado de Reservista, pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural (SMDEUR), e ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovendo vacinação, avaliação de cartões de vacina, aferimento de pressão e glicose e entrega de preservativos. Já a equipe da Secretaria de Assistência Social, organizou um festival de pipas para as crianças da comunidade, com cerca de 50 pipas já prontas que foram entregues aos participantes. A equipe também realizou uma oficina de grafite, com muita arte, cultura e lazer para crianças, jovens e demais moradores da localidade. 

 

O prefeito Aluísio frisou a importância da ação em Santana e ressaltou que a gestão sempre estará presente na comunidade quilombola e em outras áreas do município: “Nossa equipe da Prefeitura de Quatis sempre estará na comunidade, não só em Santana, mas em toda área de Quatis, buscando essa aproximação com os moradores e levando serviços de qualidade para todos os cantos da cidade – afirma o chefe do Executivo.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.