O mês de janeiro também é dedicado à campanha de prevenção e combate à Hanseníase, o chamado “Janeiro Roxo”. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país, como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
A Prefeitura de Quatis entra na proposta da campanha e, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para os cuidados e para o diagnóstico precoce. A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Sem tratamento correto, ela é capaz de gerar incapacidades, e ser a responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas.
Vale ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos casos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Quatis. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, a duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença, além de terem medicamentos seguros e eficazes, chegando a deixar de ser transmitida ainda no início do tratamento.
Então, atenção para os primeiros sinais: em casos de manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos, procure a UBS mais próxima de sua residência e faça o diagnóstico!