CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO – “ULTRAPASSAGEM PERIGOSA”

A Prefeitura Municipal de Quatis, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), finaliza o mês de junho com um segundo informativo da Campanha de Educação de Trânsito. O tema da vez é “Ultrapassagem Perigosa”. De acordo com o DEMUTRAN, as manobras de ultrapassagem exige muita atenção do motorista, e um simples ato de descuido pode gerar desde penalidades até mesmo graves acidentes. Confira algumas situações que levam ao caso, também previstos nos artigos 199 em diante do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
⚠️Ultrapassagem pela direita;
⚠️Ultrapassagem pela contramão;
⚠️Ultrapassagem de veículos em fila;
⚠️Ultrapassagem pelo acostamento;
⚠️Ultrapassagem em locais com linha dupla contínua ou simples contínua.
▶️ O DEMUTRAN conscientiza que, mesmo quando não há marcas longitudinais contínuas, as chamadas faixas na pista, o agente de trânsito pode penalizar o condutor, considerando o risco da manobra em relação aos demais veículos. Ainda segundo o departamento da Secretaria Municipal de Ordem Urbana (SMOU), o ato de ultrapassar em faixa dupla também leva a aplicação da penalidade de natureza gravíssima, que acarreta na perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, já que a ação é considerado um ato perigoso. A causa pode levar a suspensão do direito de dirigir por infração auto suspensiva.
✅ Mantenha sempre a direção defensiva. Não dirija apenas por você, dirija pelos outros! Aja com cautela! Contamos com a sua colaboração para um trânsito mais seguro. 😉