CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: PEDALAR TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE!

Quando o assunto é saúde e esporte, o pedal não pode ficar de fora, não é mesmo!? Afinal, utilizar a bicicleta como meio de transporte é fundamental para o bem-estar do cidadão e contribui ainda para o meio ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Quatis traz o mais novo tema da Campanha de Educação de Trânsito: ‘Pedalar traz benefícios à saúde’.

Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), a troca do carro pela bicicleta é uma ótima opção, já que o uso da bicicleta reduz a poluição pela queima de combustíveis fósseis. Além disso, a prática de pedalar traz diversos benefícios para a saúde, como melhoria na respiração e na circulação, diminuindo o risco de problemas cardíacos. Pesquisas apontam que ao pedalar você libera endorfina, que tem como principal função diminuir a irritação e o estresse, além de contribuir com a queima de gordura.

Separamos, também, algumas dicas de como pedalar de forma consciente e mais segura! Confira:

Use sempre capacete e equipamentos de segurança;
O ciclista, ao atravessar a faixa de pedestre e calçadas, deve descer da bike e andar empurrando-a;
Trafegue sempre pela direita e mantenha fila única quando estiver em grupo;
Motorista, ao ultrapassar um ciclista, reduza a velocidade e mantenha 1,5m de distância. Esta prática reduz o risco de acidentes;