CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: MULHER NO VOLANTE É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

O mês de março já está chegando ao fim, e este mês é marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8, destacando todo o mês de março como o mês das mulheres. Com o intuito de dar mais visibilidade para a luta das mulheres na sociedade e conscientizando a população sobre a causa para todo o ano, a Prefeitura de Quatis, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) vem reafirmar a importância da mulher na sociedade e principalmente sua conduta no trânsito. 

 

As mulheres são os principais alvos de preconceito quando se trata de direção. Há sempre aquela frase “Mulher no volante é um perigo”, ou quando há algum erro no trânsito por parte da condutora, costumamos ouvir “Alá, tinha que ser mulher!!”. Mas isso são apenas frases machistas. Isto porque de acordo com dados estatísticos, as mulheres cometem menos infrações e, até mesmo, menos acidentes se comparadas com os homens. De acordo com análises dos dados, isso se deve ao fato de que, em sua maioria, as mulheres agem de forma mais prudente e mais atenciosa.

 

Segundo informações trazidas pelo DEMUTRAN, através da portaria do DETRAN  Lei 6057/2021 foi instituída uma prestação de serviço mais humanizada e empática para as mulheres, promovendo ações de conscientização e sua valorização no trânsito e na sociedade. Estas informações estão dispostas no DETRAN-RJ Mulher através da página:  https://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11588 

 

Essa ação de conscientização visa também despertar a gentileza no trânsito, e ressaltar que as mulheres, por agirem de forma cautelosa e empática, são as que menos se envolvem em acidentes em relação à circulação nas vias, por respeitarem as normas básicas de trânsito. 

 

Mulher no trânsito não é um perigo, é um exemplo a ser seguido!

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.