CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO ABORDA O TEMA “VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO”

A Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, promove um novo tema para a Campanha de Educação de Trânsito. Desta vez, trata-se do tema “Violência no Trânsito”, seguindo o cronograma de temáticas estabelecido pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). O tema apresentado visa a conscientização da sociedade e seus vários papéis que desempenha, seja como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. O objetivo é realizar uma mudança no comportamento dos munícipes e sensibilizar a população, de forma geral, para um trânsito mais seguro.
De acordo com o DEMUTRAN, a violência no trânsito mata tanto quanto a violência pública. As ações para reverter esse quadro seriam bem mais simples com a conscientização da população. Desta forma as leis de trânsito existem para impor uma regra igual para todos e para punir quem não as cumpre. Estas leis estão sempre em busca de manter a ordem nas vias públicas do município. Porém, é importante ressaltar que não são somente os órgãos de trânsito os responsáveis por conter a violência no trânsito, cada cidadão tem o dever de respeitar o próximo.
Seja gentil ao volante. Sempre que possível, dê passagem ao outro veículo, não permaneça buzinando e sempre sinalize a manobra desejada. Caso cometa algum erro, saiba se desculpar e não ofenda quem não segue esse mesmo conselho, tampouco inicie uma discussão, gerando ações violentas, tanto físicas, quanto verbais. O combate à violência no trânsito deve partir inicialmente de cada um nós, munícipes.
Com essa mudança, será possível observar resultados mais significativos a curto prazo. Portanto, respeite, seja parte da solução e não do problema. Pratique a empatia no trânsito.