CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE RISCOS DE TRAGÉDIAS AMBIENTAIS: JÁ OUVIU FALAR EM VENDAVAIS?

A Prefeitura Municipal de Quatis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, alerta sobre os riscos de possíveis tragédias ambientais que ocorrem nesse período do verão, devido a intensidade das chuvas, que também atingem a região do nosso município. Divulgamos dois temas relacionados com o assunto para começar a campanha de conscientização. Dessa vez, vamos abordar sobre os Vendavais. 

 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em vendavais. Mas, afinal, você sabe o que eles são? Os vendavais são deslocamentos violentos de uma massa de ar. Normalmente são acompanhados de chuvas intensas e concentradas, que caracterizam as tempestades. Os vendavais podem gerar diversos danos à comunidade. Entre eles, estão: 

 

– Queda de árvores e danos às plantações;

– Queda de fiação e interrupções no fornecimento de energia elétrica e telefônica; 

– Enxurradas e alagamentos; 

– Danos em habitações frágeis; 

 

Agora que já sabe um pouco mais sobre os vendavais, separamos algumas dicas para reduzir os riscos e tomar os devidos cuidados, caso uma situação semelhante ocorra.

 

– Revise a resistência de sua casa, principalmente o telhado; 

– Ao perceber o início dos ventos fortes, desligue os aparelhos elétricos e o gás; 

– Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair;

– Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas;     

 

Agora você sabe como se prevenir e evitar possíveis tragédias! Para mais informações ou para demais solicitações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Ordem Urbana (SMOU) ou com a Defesa Civil, pelo telefone (24) 3353-2918, ramal 1039.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.