Você sabe o que são zoonoses? Essas são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos. Devido a maior quantidade de chuva e alta umidade no período do verão, que aumentam o risco de inundações e alagamentos, as zoonoses são mais frequentes, em virtude da água que se espalha rapidamente nos esgotos, que servem de moradia para ratos e microorganismos causadores da doença e demais infecções. Os problemas mais comuns são: Leptospirose, doenças transmitidas por mosquitos com o acúmulo de água parada (Dengue, Chikungunya, Zika, e febre amarela) e diarreia.  

 

A Prefeitura Municipal de Quatis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, alerta para esses casos e visa conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados durante esse período de chuvas intensas, a fim de evitar a propagação de doenças.

 

Reduza riscos:

– Descarte o lixo sempre em locais adequados; 

– Elimine os locais que possam ser criadouros de larvas de mosquito da dengue, zika, febre amarela, e chikungunya; 

– Não beba água ou coma alimentos que estiverem em contato com as águas da inundação; 

– Faça a limpeza e a desinfecção da casa com água sanitária ou hipoclorito; 

– Após o contato com a água contaminada, e o aparecimento de febre, dor no corpo, náuseas ou vômitos, procure um médico e indique que esteve em contato com essa água.

Comentários do Facebook

Comments are closed.