CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO NA PREVENÇÃO DE DESLIZAMENTOS

Nesse período de fortes chuvas, que ocasionam impactos ambientais, a Prefeitura Municipal de Quatis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, visa conscientizar a população e orientar sobre a importância da vegetação e na prevenção de deslizamentos. A vegetação tem grande importância ambiental, garantindo a proteção da biodiversidade, dos mananciais de água, da estabilização das encostas, barreiras contra o vento, equilíbrio climático, entre outros.  

 

Um solo com vegetação preservada mantém sua estrutura, suas características e garante maior segurança. Assim como a sua falta pode desencadear erosões, formação de ravinas (fendas causadas pela percolação de água) e escorregamentos. Um solo demora cerca de 10 mil anos para formar uma camada de 30 cm, que pode ser destruída apenas com algumas horas de chuva (dependendo da intensidade) quando não há vegetação preservada. 

 

Mantenha a vegetação nativa de morros e encostas! Dessa maneira, você ajuda na prevenção e mitigação do risco de deslizamentos. 

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.