CAMPANHA CONTRA RUÍDOS EMITIDOS POR MOTOCICLETAS

Imagine você em seu local de trabalho, andando pelas ruas ou, até mesmo, em um sono profundo durante à noite. De repente, aquele barulho estarrecedor de uma motocicleta passando por perto, gerando o maior incômodo. É sobre este assunto que a Prefeitura de Quatis vem abordar na Campanha de Educação de Trânsito: os ruídos emitidos pelas motocicletas.

Com o aumento do número de motos nas ruas, também registra-se o alto crescimento de reclamações envolvendo os ruídos transmitidos pelas motocicletas. E, afinal, o que são estes ruídos?

Primeiramente, vale frisar que as motos saem de fábrica seguindo todas as normas vigentes estabelecidas para seu uso, de acordo com as conformidades do Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular, que estabelece os limites sonoros máximos para os veículos. No caso das motocicletas, o limite permitido varia entre 75 a 80 decibeis.

Acontece que alguns motociclistas fazem alterações, na maioria delas, ilegais, no sistema de escapamento do veículo para incrementar o “ronco” da moto, o que gera estes ruídos. Além disso, muitos deles, também são gerados propositalmente pelos condutores.

No entanto, vale ressaltar que este fator é considerado uma infração grave, podendo levar a uma penalidade com multa e retenção do veículo para a regularização, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Então, se você é motociclista e contribui para a emissão de ruídos no trânsito, saiba que, além de estar praticando uma conduta desrespeitosa com os demais cidadãos, também corre risco de ser penalizado, perante a lei.

Vamos seguir juntos nessa conscientização? Por uma cidade sem ruídos de motocicletas!

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.