ARBORIZAÇÃO URBANA, PODA E CORTE DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE QUATIS

Você sabia?

Desde 2021 até março deste ano, a Prefeitura de Quatis somou 195 processos de poda e corte em áreas públicas do município, totalizando 1.315 árvores manejadas. A ação é supervisionada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), que acompanha a execução realizada pela empresa terceirizada, seguindo normas técnicas e ambientais.

As árvores no meio urbano necessitam de manutenção, como o manejo de podas e cortes para remoção, a fim de reduzir riscos e acidentes com veículos e à população e, ainda, mantê-las saudáveis. Vale ressaltar que as árvores são protegidas por lei, no caso do município de Quatis, pela Lei Complementar nº 28/2022 (Revisão do Código Ambiental do Município de Quatis).

Também é válido destacar que estas ações atendem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que são os ODS 3, cujo tema é ‘Saúde e Bem-estar’; ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre).

A PMQ ainda informa que para realizar serviços de corte e poda de árvores, em áreas públicas ou privadas, é necessário abertura de processo administrativo no setor de Protocolo, no prédio da Prefeitura Municipal.

Em casos de dano às árvores, podas ou cortes irregulares, denuncie! Entre em contato com a SMSA pelo telefone (24) 3353-2918, ramal 1027, ou com o Grupamento Ambiental, pelo número (24) 998826-1867.