Alunos das escolas rurais do município de Quatis foram premiados pela participação no Projeto de Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER). Cerca de 27 alunos receberam na última terça-feira, 14 de dezembro, os certificados do projeto em um evento que foi realizado na Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias para a entrega das premiações. O PESER é uma iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Agricultura, e já atingiu mais de 88 alunos em 14 municípios fluminenses, por meio dos 79 professores do Ensino Fundamental capacitados pela Secretaria responsável. O objetivo do projeto é possibilitar maior conhecimento sobre os cuidados e desafios das áreas rurais aos alunos do Ensino Fundamental. Juntamente com os professores, os alunos da Rede Municipal de Ensino das escolas rurais, desenvolveram atividades pedagógicas, promovendo mudanças cognitivas, em relação ao novo comportamento para a sanidade animal, vegetal, e segurança dos alimentos para o meio ambiente e para a saúde coletiva. 

 

As escolas que participaram do projeto foram: Escola Municipal Carlos Campos de Faria, do Distrito de Falcão, Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves e Escola Municipal Professora Anésia Alves de Oliveira, do Distrito de Ribeirão de São Joaquim. Os certificados foram entregues aos alunos das escolas pela equipe da Secretaria de Estado de Agricultura, o Superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Pereira de Moraes, a Coordenadora do Projeto de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes e o Engenheiro Agrônomo, Leandro Maia Machado, que compareceu ao evento para a premiação. Além dos certificados, os alunos também receberam kits com sete histórias em quadrinhos referentes aos temas abordados no projeto, que envolvem: alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens, febre aftosa, raiva, brucelose e tuberculose. 

 

Participando da celebração da entrega dos certificados, estavam o prefeito municipal, Aluísio d’Elias, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural, Renato Xavier Corradi, a secretária municipal de Educação, Ivone Bento e também o Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa, Marcos Alexandre da Silva. As autoridades discursaram sobre a importância deste projeto para as escolas e parabenizaram os alunos e a direção das instituições pela participação e empenho no PESER.

Comentários do Facebook

Comments are closed.