ALUNOS DA ESCOLA EM SANTANA GANHAM ATIVIDADE SOBRE CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves puderam participar de uma atividade diferente na comunidade na manhã da última quarta-feira (30). A equipe da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou uma oficina de apresentação sobre a corrida de orientação, uma modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, onde o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

A atividade foi coordenada pela ex-atleta Marion Costa da Silva, mestre em Educação Física Escolar. Os alunos, em sala de aula, aprenderam um pouco mais sobre a modalidade na parte teórica, que também envolve conteúdos da disciplina de Educação Física e Geografia. Em seguida, o grupo se dividiu em duplas e, com um mapa da localidade, tiveram que encontrar prismas de orientação, espalhados pelo local, que continham frases ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ação educativa foi acompanhada pela diretora da escola, Angélica Riveline, pela secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, e pela diretora do Departamento de Proteção, Conservação e Recuperação do Ambiente, Beatriz Pacheco, com o apoio, ainda, de agentes da Guarda Ambiental. De acordo com a equipe da SMSA, o objetivo da atividade foi demonstrar a ligação do esporte com o desenvolvimento sustentável e o cuidado com a natureza por meio de princípios educativos e de aprendizagem.