Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves puderam participar de uma atividade diferente na comunidade na manhã da última quarta-feira (30). A equipe da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou uma oficina de apresentação sobre a corrida de orientação, uma modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, onde o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.
A atividade foi coordenada pela ex-atleta Marion Costa da Silva, mestre em Educação Física Escolar. Os alunos, em sala de aula, aprenderam um pouco mais sobre a modalidade na parte teórica, que também envolve conteúdos da disciplina de Educação Física e Geografia. Em seguida, o grupo se dividiu em duplas e, com um mapa da localidade, tiveram que encontrar prismas de orientação, espalhados pelo local, que continham frases ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A ação educativa foi acompanhada pela diretora da escola, Angélica Riveline, pela secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, e pela diretora do Departamento de Proteção, Conservação e Recuperação do Ambiente, Beatriz Pacheco, com o apoio, ainda, de agentes da Guarda Ambiental. De acordo com a equipe da SMSA, o objetivo da atividade foi demonstrar a ligação do esporte com o desenvolvimento sustentável e o cuidado com a natureza por meio de princípios educativos e de aprendizagem.