Aluna de Quatis ganha nota 900 na redação do Enem 2024

Desempenho no Enem!

Ana Clara Moura Gonçalves de Oliveira, de 16 anos, se destacou recentemente ao atingir a nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. A aluna de Quatis, que está no 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira, no distrito de Ribeirão de São Joaquim, obteve um excelente desempenho e chegou perto de atingir a nota máxima da avaliação, que é de 1.000 pontos. Ela recebeu destaque ao redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, que foi o tema da redação do exame na última edição.

Além de Ana Clara, outras duas alunas da mesma escola também arrancaram boas notas na redação do Enem 2024. Gabrielli Campbell de Moura Mathias, de 17 anos, e Ana Luiz Martins Antônio de Moura, também de 17 anos, ambas cursando atualmente o 3º ano do Ensino Médio, alcançaram médias relevantes ao defenderem as suas teses. Gabrielli atingiu a nota 760, enquanto Ana somou 640 pontos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o desempenho das alunas é fruto de um processo pedagógico aplicado dentro de sala de aula e de iniciativas transformadoras que contribuem para o aprendizado do aluno. Uma dessas iniciativas aconteceu em outubro do ano passado, quando os estudantes ganharam uma visita ao Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, na cidade do Rio de Janeiro. O passeio antecedeu a data de realização do Enem, que ocorreu em novembro. A atividade possibilitou aos alunos um conhecimento mais amplo sobre culturas africanas, assunto central do tema da redação do exame.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.