A Prefeitura Municipal de Quatis através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Saúde na Escola, informa sobre a ação de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST/AIDS). Estas doenças são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas principalmente, por meio de contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha (masculina ou feminina) com uma pessoa que esteja infectada. Sífilis e Hepatites Virais – A, B, C e D são alguns exemplos destas doenças causadas por IST.
Algumas das formas de contaminação ocorrem devido aos seguintes fatores:
– Sexo desprotegido (sem camisinha) com parceiro infectado.
– Uso de objetos cortantes, perfurantes, como alicates de manicure, agulhas, não esterilizados corretamente.
– Da mãe (soropositivo) para criança gestação, parto, amamentação sem acompanhamento profissional.
A forma mais comum para o diagnóstico é realizada por meio de testes rápidos, que são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, ressalta que o município de Quatis nos ESF’s, conhecidos Postos de Saúde da Atenção Básica, em conjunto com o Programa IST/AIDS, oferta gratuitamente testes rápidos para o auxílio diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Basta o requerente ir até a sua unidade e solicitar a realização de um profissional capacitado, sendo que o resultado do teste é extremamente sigiloso.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número 3353-2624 ou procure o posto de saúde do seu bairro.
Comentários do Facebook

Comments are closed.