ACADEMIA DA SAÚDE GANHA NOVOS MATERIAIS PARA ATIVIDADES FÍSICAS

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a compra de novos equipamentos e materiais de atividades físicas para o Programa da Academia da Saúde (PAS). Os materiais já estão sendo utilizados pelos alunos do projeto, acompanhados pela equipe do departamento de Esporte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET). Na manhã de ontem (21) o prefeito Aluísio d’Elias ao lado da secretária de Saúde, Cláudia de Sá Xavier; e do secretário de Cultura, Esporte e Turismo; Leandro Sant’Anna, acompanhou a primeira aula da Academia da Saúde com o uso dos novos materiais no Ginásio Poliesportivo, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Dentre os equipamentos de exercício adquiridos estão: bolas para ginástica e pilates; cone chapéu, escada de circuito; fita métrica e estepe de EVA para exercícios funcional aeróbico e ginástica; e trampolim cama elástica. Outros equipamentos como adipômetro/policômetro científico, balança digital e caixa de som portátil também estão incluídos para qualificar ainda mais as atividades físicas desenvolvidas pelo profissional de Educação Física do programa.
De acordo com a Secretária de Saúde, Cláudia de Sá Xavier, “o Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população.” – disse. Ainda segundo a secretária, esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. O polo funciona na Clínica da Família, ao lado do Ginásio Poliesportivo.
“Trabalhar o esporte como prioridade é ter a certeza de que o município cada vez mais diminui seus gastos com doenças, sabemos que esporte além de proporcionar bem estar, afasta ou diminui certos problemas de saúde como exemplo quem sofre de pressão alta.” – afirma o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Sant’Anna.
O prefeito Aluísio, que também é professor de Educação Física, destaca a importância do programa para a saúde dos participantes: “A gente fez questão de trabalhar para atender esse pedido da Academia da Saúde, um pedido feito há mais de 5 anos, que agora traz mais qualidade para o programa, visando sempre o bem estar do munícipe e sua saúde com as atividades esportivas, que são de extrema importância para todos” – comenta.