Na manhã do último sábado (11), a Prefeitura de Quatis promoveu, no espaço Appaloosa Eventos, o encontro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O evento reuniu profissionais da Rede Municipal de Ensino de Quatis para uma troca de experiências e valorização de boas práticas. A ocasião ficou marcada pela apresentação dos projetos dos participantes da etapa municipal do 2º Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar práticas de alfabetização nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de fortalecer a retomada da aprendizagem do 3º ao 5º ano nas escolas públicas municipais do estado do Rio de Janeiro.
Durante o encontro, foram apresentados dez projetos desenvolvidos por professores da Rede Municipal de Quatis. Os destaques foram para as vencedoras da etapa local: Stéphani Lúcia, da Escola Municipal Henry Nestlé, e Vivian Aparecida, da Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio. Stéphani venceu na Categoria 1 – Alfabetização, com o projeto “Parlendas, Trava-Línguas e Outros Versos”. Já Vivian venceu na Categoria 2 – Recomposição da Aprendizagem, com o projeto “Destinatário Oculto”. As duas representaram o município na etapa regional do prêmio, que aconteceu em setembro, em Volta Redonda (RJ). Nesta fase, a professora Vivian alcançou o 2º lugar em sua categoria.
Além da premiação, o evento também foi marcado pela apresentação de outros projetos desenvolvidos por profissionais da rede. A professora Myllena Cruz, da Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio, apresentou seu trabalho realizado por meio do programa “A União Faz a Vida”, uma parceria entre a Prefeitura de Quatis e a Sicredi Vanguarda. Além dela, a professora Cleuza Maria, da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, também compartilhou seu projeto de sala de leitura e que consistia na valorização da temática afro-brasileira.


































