O programa de Melhoramento Genético Bovino segue acontecendo em Quatis. Iniciativa da prefeitura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RJ), o projeto, lançado em 2022, teve sua continuidade na última terça-feira (23) e deu mais um passo no desenvolvimento agropecuário na cidade. A proposta do governo municipal consiste na inseminação artificial do gado para a melhoria genética do rebanho bovino, com o objetivo de enriquecer a produção leiteira e o gado de corte. O programa integra o plano de valorização de produtores rurais da região rural de Quatis, com foco no fomento da agricultura familiar.
Até esse ano, quase 70 produtores rurais foram atendidos com a iniciativa, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural (SMDEUR). De acordo com a pasta, até 2026, o município já conta com 400 protocolos para o projeto, que é dividido em quatro fases. A primeira etapa consiste no protocolo dos animais selecionados, que funciona como um pontapé inicial do procedimento para as inseminações, que marca a segunda fase. Na terceira fase, acontecem os exames para a confirmação do feto, que passa por uma certificação do nascimento já na quarta e última etapa. O processo conta com ofertas de sêmens da genética de gado de corte e leite das raças holandês, girolando (¾ e ⅝), Jersey e gir leiteiro.
O Programa de Melhoramento Genético Bovino de Quatis segue com inscrições abertas. Os produtores rurais interessados em se beneficiar com o projeto podem procurar o Centro de Atendimento do Trabalhador e Empreendedor (CATE), situado na Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 185, no Centro. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.





