Quatis realiza 1º Congresso de Educação Especial e Inclusiva e dá mais um passo na implementação da inclusão nas escolas públicas

O município de Quatis deu mais um grande passo nas políticas públicas de fomento à educação inclusiva nas unidades educacionais. Na última segunda-feira (18), a cidade realizou a primeira edição do Congresso de Educação Especial e Inclusiva de Quatis, evento promovido pela prefeitura e que aconteceu no Appaloosa Eventos. Com o tema “A Senha da Inclusão é o Afeto: A inclusão na integridade do SER”, o dia contou com a participação de profissionais e funcionários da rede de ensino pública e privada do município para uma série de palestras voltadas para o tema da inclusão. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o objetivo foi proporcionar mais conhecimento aos educadores sobre como lidar com alunos atípicos, tendo como foco a implementação da inclusão como prioridade e melhoria pedagógica nas escolas.

A primeira edição do congresso reuniu diversas palestras com profissionais da área da educação inclusiva, além de apresentações e abertura solene. Entre a programação, os destaques foram para a apresentação cultural com o músico Johnatha Bastos, que emocionou o público presente com seu talento e história de superação, além de apresentação da equipe da Cooperativa Sicredi Vanguarda, uma das principais parceiras do governo municipal em atividades ligadas à educação. Autoridades municipais, como o prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, e a vice-prefeita e secretária de Educação, Ivone Bento, também participaram da abertura. Também marcaram presença a subsecretária de Educação de Quatis, Giovana Mello; o presidente da Câmara Municipal de Quatis, Alex d’Elias; além da secretária de Educação do município de Mendes e coordenadora regional da Undime, Magda Capute.

Ao longo do dia, quem marcou presença no evento ainda pôde acompanhar uma série de palestras com profissionais da área educacional. O psicanalista e especialista em Educação Infantil e TEA, Geraldo Peçanha, foi quem abriu o cronograma de apresentações do dia. Na ocasião, Peçanha, que já esteve no município em diversos outros eventos ligados à educação, palestrou sobre “A Inclusão na Integridade do Ser”, abordando diversas técnicas de aprendizado para alunos atípicos. A palestra “Do Nascimento à Descoberta do Autismo e Autismo na Visão de um Autista” foi a próxima agenda do dia, ministrada pelo escritor e criador do canal ‘Diário de um Autista’, Marcos Petry. Na oportunidade, ele compartilhou, de forma emocionante, sua vivência no Transtorno do Espectro Autista, levando a plateia a compreender como funciona o cérebro de um autista. Por fim, foi a vez de César Nunes apresentar a palestra “A Inclusão na Perspectiva dos Direitos Humanos”. O professor e escritor, com referência nacional em ética e educação, abordou diversos tópicos centrais sobre a inclusão como forma de compromisso cidadão e como parte dos direitos humanos.

O 1º Congresso de Educação Especial e Inclusiva de Quatis marcou um novo passo da administração municipal na caminhada rumo à um ambiente escolar mais inclusivo. Desde 2021, o governo vem implementando diversas atividades e ações que promovem o respeito e a diversidade de pessoas com deficiência nas unidades de ensino. O prefeito Aluísio d’Elias destacou a importância do evento em Quatis e reafirmou o compromisso com uma educação melhor para todos. “A gente tem que falar em equidade, porque o recurso público é finito e a gente tem que buscar recursos que sejam investidos na educação. O município de Quatis está sendo pioneiro na questão da inclusão e esse congresso veio para reafirmar isso e formar um momento de muito aprendizado, troca e inspiração. Cada um dos nossos alunos atípicos merece toda a atenção, o cuidado e as oportunidades necessárias para sonhar e conquistar seu espaço. E é por eles e por todos os estudantes da nossa cidade que seguimos trabalhando para fazer de Quatis uma verdadeira referência em educação inclusiva e transformadora.” – comenta o chefe do Executivo.

Galeria de Fotos