Projeto K9: Guarda Civil de Quatis conclui primeira etapa da formação de condução de cães de polícia e inicia primeiro trabalho com animais.

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Quatis participaram de um curso de formação especializada em condução de cães de polícia, promovido pela Guarda Civil Municipal de Petrópolis (RJ). O Projeto K9, como é conhecida a iniciativa, tem como objetivo formar agentes para a condução de cães na execução de serviços de ordem e segurança pública. Recentemente, o curso, que aconteceu na cidade de Petrópolis, teve sua primeira etapa concluída. Na ocasião, os guardas Maia e Rabello estiveram participando da capacitação, representando a corporação de Quatis.

Durante cinco dias de curso, os agentes contaram com uma série de ensinamentos práticos e teóricos em diversos temas, como legislação sobre a utilização de cães na segurança pública, medicação, cuidados veterinários e primeiros socorros, técnicas de abordagem e condução de cães, procedimentos em abordagens dos animais em ônibus e veículos, controle de distúrbios civis com cães, além de treinamentos práticos com situações e casos simulados. No último dia da capacitação, os agentes ainda receberam as manicacas de Condutores de Cães. A entrega foi acompanhada pelo secretário de Ordem Urbana de Quatis, Luiz Carlos Neto, o Lula, ao lado de agentes da Guarda Municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Urbana (SMOU), o curso marca um novo passo da Guarda Civil Municipal de Quatis na garantia da ordem pública. De acordo com a equipe, a corporação dará início à construção do primeiro projeto de trabalho com cães na cidade. Nesta primeira fase, o objetivo será implantar atividades de cinoterapia, uma espécie de terapia assistida por cães, com foco em instituições, como a APAE de Quatis, o CAPS e em projetos sociais e escolares.

Ainda segundo a pasta, o processo de formação que envolve o cão e o homem dura em média de 1 a 2 anos, pois exige dedicação, tempo e treinamento. Apesar disso, a corporação reforça a importância e o comprometimento em seguir com a proposta. “Sabemos que o processo de formação do binómio homem-cão exige tempo e esforço, mas o primeiro passo já foi dado com excelência. O Projeto K9 não é apenas uma inovação na segurança, ele tem um alcance social imenso. A possibilidade de usarmos os cães para terapias e apoio à população é um reflexo de como a Guarda Civil de Quatis tem se dedicado para transformar uma cidade mais moderna e melhor para todos.” – comenta o comandante da GCM de Quatis, Jorge Ferreira.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.