Quatis sedia encontro da ADR Sul Fluminense para discutir políticas voltadas à educação inclusiva

O município de Quatis sediou, na última sexta-feira (27), uma reunião promovida pelo Eixo Educação da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Sul Fluminense para discutir propostas ligadas às políticas públicas de inclusão na área da educação. O evento, que reuniu representantes de 13 municípios da região, aconteceu na Pousada Pôr do Sol e teve como tema “Educação Inclusiva”. O objetivo foi pautar ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência dentro do ambiente escolar. A iniciativa é resultado de um trabalho coletivo iniciado após o Encontro Regional de Educação Inclusiva realizado em 2024, no Centro Universitário de Volta Redonda, que reuniu cerca de 400 participantes de toda a região.

Durante o encontro, o Núcleo de Educação Especial de Quatis (NUCLESQ) apresentou sobre projetos e ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Quatis (SME) para alunos da Educação Especial, através da proposta temática “A Senha da Inclusão é o Afeto”. Os projetos ‘Natação Inclusiva’ e ‘Equoterapia’ foram alguns dos destaques abordados. O momento ainda proporcionou debates, discussões e relatos sobre diversos temas ligados à inclusão. Na ocasião, também ocorreu a assinatura da carta de adesão ao pacto pela Educação Inclusiva na Região Sul Fluminense. Segundo a equipe da SME, o acordo marcará um passo importante no compromisso regional na garantia de direito à educação para todos os públicos.

“Esse pacto é fruto de um trabalho que vem sendo construído a várias mãos, respeitando as realidades de cada município, mas com um olhar regional para um desafio que é comum a todos: garantir o direito à educação de qualidade para todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência” – comentou o diretor do Eixo Educação da ADR Sul Fluminense, Fernando Vitorino. A vice-prefeita e secretária de Educação de Quatis, Ivone Bento, também se mostrou contente com a iniciativa em Quatis. “Nosso município se orgulha da adesão ao Pacto pela Educação Inclusiva e entende a importância de unir forças e ideias em prol dos alunos da Educação Especial. Seguimos contribuindo para avançarmos cada vez mais nessa importante pauta social dentro da educação.” – comentou Ivone, que marcou presença no evento.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.