O município de Quatis alcançou, recentemente, uma conquista inédita na pasta ambiental sendo eleita uma das 6 cidades que representarão o estado do Rio de Janeiro na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece de 6 a 9 de maio, em Brasília (DF). A escolha veio através de uma votação de delegados durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (CEMA-RJ), realizada nos dias 12, 13 e 14 de março, na capital carioca. Essa é a primeira vez que o município ganha passe para representar o estado no evento que discute políticas públicas ambientais no Brasil.
Ao todo, 6 delegados do Poder Público Municipal foram eleitos para representar o estado do Rio na etapa nacional. O processo eleitoral se deu através de um encontro com os candidatos ao final do evento para início das escolhas de cada representante. Na ocasião, Quatis será representado pela secretária de Sustentabilidade e Ambiente da Prefeitura Municipal, Caroline Teixeira Lopes, que marcou presença na etapa estadual e foi eleita como delegada, ao lado de outros cinco representantes das cidades de Barra Mansa, Areal, Sapucaia, São João da Barra e Nova Iguaçu.
Nesta etapa estadual, aconteceu a discussão de propostas apresentadas por cada município como resultados das conferências municipais, que marcaram a etapa preparatória e reuniram variados temas sobre sustentabilidade e ações de gestão ambiental. Em Quatis, a conferência municipal aconteceu em dezembro de 2024. Durante os três dias de evento, foram construídas 20 propostas em 5 eixos temáticos, como Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental. Na oportunidade, Caroline defendeu temas ligados à gestão de recursos hídricos. Segundo ela, a proposta visa trabalhar políticas públicas que garantam o acesso à água de qualidade para toda a população, reduzindo as crises hídricas ocorridas em todo o país.
As propostas apresentadas passaram por uma votação. As sugestões eleitas serão encaminhadas para a etapa nacional e apresentadas na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, evento que vem com o objetivo de desenvolver propostas ligadas à governança climática em todo o Brasil. Além da secretária da pasta ambiental de Quatis, quem também participou da Conferência Estadual foi a representante da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Quatis, Érica Barcelos, e o delegado eleito na etapa preparatória em Quatis, Sandro Pinheiro, representando a sociedade civil.
Caroline também destacou a importância de representar o estado e ainda comentou sobre como isso pode contribuir para a gestão ambiental em Quatis. “Participar deste grande evento e representar o estado é muito gratificante e importante para Quatis, pois o município acaba ganhando visibilidade no cenário nacional, enquanto municípios de pequeno porte. Então, ocupar essas cadeiras que nunca foram ocupadas antes já garante muito conhecimento e permite estarmos representando a cidade e ao mesmo tempo adquirindo maior experiência na busca de recursos que promovam a gestão ambiental tanto para o nosso município quanto para todo o país.” – comenta a secretária.




