MEIO AMBIENTE: ALUNOS DO CIEP 492, EM QUATIS, REALIZAM PLANTIO DE MUDAS NATIVAS PARA PROJETO DE REFLORESTAMENTO NA CIDADE

Iniciativa visa plantar cerca de 500 mudas para recuperar áreas ambientais do município

Na manhã desta segunda-feira (17), os alunos do 7º ano do ensino fundamental do CIEP 492 Marciana Machado de Elias participaram da primeira etapa de plantio de mudas em uma área verde do município. A atividade aconteceu próximo à estrada Quatis x Glicério, onde a Prefeitura está trabalhando em um projeto de reflorestamento, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), através do programa “Replantando Vidas”. O objetivo é recuperar as áreas ambientais, por meio da restauração florestal de nascentes e margens de rios. No local, foram plantadas cerca de 20 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa também fez parte das celebrações do Mês do Meio Ambiente.

Durante a ação, os técnicos da CEADE explicaram para os alunos sobre o programa “Replantando Vidas”, que também conta com uma grande parceria da Academia Pérolas Negras, de Resende (RJ), e ainda destacaram a importância do processo de plantio para a preservação do meio ambiente. Os estudantes também aprenderam sobre as etapas de plantio, como abertura dos berços, o preparo do solo com o adubo e sobre o hidrogel, produto muito utilizado na prática de plantio. A atividade foi acompanhada pelo prefeito Aluísio d’Elias e pela secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes. “Fiz questão de participar e plantar mais uma árvore. Vamos colaborar para a preservação da mata em nosso município, contribuindo para o futuro de todos nós. Agradecemos a CEDAE, que disponibilizou todas as mudas e mão de obra para realização desta ação em todo o estado.” – comenta Aluísio.

O projeto de reflorestamento em Quatis foi iniciado ainda em maio deste ano. A iniciativa visa plantar cerca de 500 mudas nativas da Mata Atlântica para garantir a proteção ambiental e o reflorestamento. Além do plantio de árvores nativas do bioma, o município já conta com outros serviços em área verde, como manutenção de cercas, controle de formigas cortadeiras, além de roçadas em terrenos.