10 DE MARÇO – DIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO

Vamos falar sobre o sedentarismo?

O dia 10 de março é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de alertar a população sobre os riscos da falta de atividades físicas.

O sedentarismo é caracterizado pela falta, ausência ou diminuição da prática de atividades físicas, podendo resultar em um metabolismo mais lento, comprometer as funções corpóreas e desenvolver doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Segundo a OMS, a falta de atividade física pode contribuir para a ocorrência de doenças, como infarto, derrame cerebral e câncer. Além disso, vale ressaltar que a prática regular de atividades físicas melhora o humor e ajuda no alívio de sintomas causados pela ansiedade.

Em Quatis, o “Esporte é Mais Saúde”, projeto da Prefeitura Municipal, está com inscrições abertas em diversas modalidades esportivas. As aulas são gratuitas. Basta procurar a Unidade de Saúde de sua referência, realizar a sua inscrição, e adicionar o esporte na sua rotina.

Dê início a uma vida mais leve, divertida e saudável!