PROJETO ‘SUPERAÇÃO’ SEGUE NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O projeto “SuperAção” segue acontecendo no município. O projeto, que é um grande precursor na região, foi adotado pela Prefeitura de Quatis para ser aplicado aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o objetivo é recuperar o desenvolvimento escolar afetado com as consequências da pandemia da Covid-19. As aulas acontecem aos sábados.

Através de diversos conteúdos e atividades de gramáticas, leitura, interpretação e cálculos, os estudantes têm a oportunidade de resgatarem o aprendizado e o ciclo de alfabetização que foi afastado do espaço físico escolar e que não foi adquirido durante o período pandêmico. O intuito, segundo a SME, é uma estratégia que busca a recomposição da aprendizagem, visando oferecer apoio para alcançar o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

“Nosso foco é desenvolver nos alunos que passaram pelo ciclo de alfabetização afastados do espaço físico da escola a capacidade de ler, interpretar e produzir textos com autonomia.
Calcular o tamanho das lacunas é um exercício permanente e essencial para saber como os estudantes vêm evoluindo desde que tiraram as mochilas do armário e cruzaram de novo os portões das escolas em 2022.” – explica a SME.

A equipe ainda destaca que o projeto é o ponto de partida para melhorar a aprendizagem e reforçar a qualidade da educação: “Acreditamos que uma excelente educação é a chave para o desenvolvimento e a transformação da sociedade.” – comenta.