ESCOLA JULIETA PEREIRA SAMPAIO E COLÉGIO AMÉRICO PIMENTA PARTICIPAM DE SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Na manhã de ontem (9), alunos e funcionários da Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio e do Colégio Estadual Américo Pimenta, em Quatis, participaram de uma simulação de evacuação escolar para casos emergenciais. A ação é uma iniciativa da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa “Escolas Seguras”. O objetivo é orientar as unidades educacionais sobre como se preparar para uma situação de risco ou de emergência, como em casos de incêndio.

O programa também visa tornar cidades, comunidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis, fazendo parte da proposta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que inclui a ODS 11, com o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

A manobra foi acompanhada pelo coordenador de Defesa Civil de Quatis, Victor Rocha.
Na ocasião, cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio, participaram da simulação. A equipe levou aproximadamente 2 minutos para evacuar o prédio, o que é considerado um tempo ideal para a segurança.

Já no Colégio Estadual Américo Pimenta, a ação contou com cerca de 230 pessoas, envolvendo alunos e a equipe do colégio. Durante a simulação, a equipe evacuou a unidade dentro do tempo ideal, com 2 minutos e 22 segundos. Quem também marcou presença orientando a simulação foi a equipe da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (REDEC).