PREFEITURA PROMOVE JOGOS COLABORATIVOS PARA CELEBRAR 1 ANO DO PROJETO EQUOTERAPIA DE QUATIS

A Prefeitura de Quatis celebrou a marca de 1 ano do projeto Equoterapia. Na manhã do último sábado (2), o prefeito Aluísio d’Elias e a secretária de Educação, Ivone Bento, participaram dos Jogos Colaborativos da Equoterapia para celebrar o primeiro aniversário do projeto, que acontece em um sítio na cidade de Porto Real, que conta com área especializada para as atividades de hiporte.

O projeto é uma iniciativa adotada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para os alunos do Núcleo de Educação Especial de Quatis (NUCLESQ). Há um ano em prática, desde a sua aula inaugural, em setembro do ano passado, a Equoterapia de Quatis já atende mais de 30 alunos.

Também conhecida como Hipoterapia, a Equoterapia auxilia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, por meio de um método terapêutico que utiliza o cavalo como um meio interdisciplinar e que contribui para o relaxamento muscular, ajuda na coordenação motora, no equilíbrio, na interação e no desenvolvimento social.

O evento de confraternização contou com entrega de medalhas e diversas brincadeiras para as crianças atendidas pelo projeto. “Os Jogos Colaborativos têm a finalidade de demonstrar a evolução dos estudantes atendidos pelo NUCLESQ, dando-lhes a oportunidade de serem premiados por seus avanços, sem competição. Foi uma oportunidade de reunir os familiares para confraternizar e acompanhar o desenvolvimento de cada estudante.” – explica a secretária Ivone.

O prefeito Aluísio destacou a importância de promover projetos de inclusão e o desenvolvimento futuro dos alunos: “A mudança de paradigma que a gente fez, de fazer o atendimento, é realmente efetivo para que as nossas crianças evoluam, melhorem e cheguem no futuro com a ajuda de um método tão importante, inclusivo e disciplinar, que é a Equoterapia” – pontua.