A Prefeitura de Quatis vem alertar e conscientizar sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB), uma infecção viral contagiosa e que afeta principalmente crianças menores de 5 anos. A doença é causada pelo enterovírus Coxsackie e sua transmissão é fecal-oral, isto é, através de contato com pessoas, fezes, salivas, secreções, objetos ou alimentos contaminados.
Os principais sinais e sintomas são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento de manchas vermelhas com vesículas brancocinzentadas no centro da boca, amígdalas e faringe, que podem evoluir para ulcerações dolorosas, podendo ocasionar dificuldade para engolir e muita salivação; erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nos pés, que também podem aparecer em nádegas e regiões genitais; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.
O tratamento é sintomático e requer o aumento da ingestão de líquidos, repouso e alimentação leve. As principais medidas de controle são: isolamento ou afastamento dos sintomáticos até a resolução dos sintomas e das medidas de higiene de mãos e do ambiente e superfícies, principalmente em objetos compartilhados.
Casos individuais de SMPB não são agravo de notificação compulsória. No entanto, surtos de 3 ou mais casos em uma mesma instituição são de notificação imediata e compulsória!
Fique atento aos sinais! Em caso de sintomas, procure um médico ou a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou entre em contato com a Secretaria de Saúde, pelos números (24) 3353-2918, (24) 3353-2624 ou (24) 99914-0387.