A Prefeitura de Quatis vem alertar sobre os casos de Impetigo no município e orientar a população sobre as medidas de controle da doença. O Impetigo é uma infecção piogênica na pele de alta transmissibilidade e comum na infância. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou na última segunda-feira (27), o atendimento clínico com médico dermatologista, quando foram diagnosticados, até o momento, 3 casos de Impetigo no município.
Além da consulta com médico especialista, a Prefeitura está promovendo diversas ações de combate e análise da doença, como visita de enfermeira responsável pelo território desde a identificação do caso; disponibilização de todos os medicamentos necessários; garantia das medidas de isolamento em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME) nas escolas, e início da campanha de divulgação das orientações e medidas de controle de Impetigo.
“A lesão inicial, muitas vezes, se parece com uma bolha de queimadura de cigarro, e as bolhas podem aparecer no tronco, face, mãos, dobras da pele, tornozelo ou dorso dos pés, coxas e nádegas. Com a identificação destes sintomas, as famílias podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para avaliar o caso” – explica o secretário de Saúde, Lucas Silva.
O prefeito Aluísio d’Elias ressalta a importância das consultas médicas para o diagnóstico precoce e controle da doença. “Com a garantia de médicos especialistas em nosso município, conseguimos garantir o rápido diagnóstico e viabilizar o atendimento de diversas patologias. A equipe da Secretaria de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para garantir o tratamento de todos os casos identificados” – comenta.
Para maiores informações, os interessados podem acessar o documento “Orientações e Medidas de Controle: Impetigo”, disponibilizado no site, através do link https://portal.quatis.rj.gov.br/arquivos/1182/INFORMATIVOS__2023_0000001.pdf. Para mais esclarecimentos entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo número (24) 3353-2624 ou 3353-2918.