4 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA OBESIDADE

Neste dia 4 de março é celebrado o Dia Mundial da Obesidade. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a condição, que é considerada uma doença crônica em vários países.

O sobrepeso e a obesidade são definidos como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura com risco à saúde. Segundo a OMS, entre cerca de 1 bilhão de obesos, 650 milhões são adultos, 340 milhões são adolescentes e 39 milhões são crianças. De acordo com dados da própria organização, este número segue crescendo.

Dessa forma, o objetivo da data é conscientizar sobre o tema, com o intuito de melhorar as práticas de políticas públicas, além de estimular atividades de saúde, para também evitar doenças maiores, como hipertensão e diabetes.

Em Quatis, o projeto ‘Esporte é Mais Saúde’, da Prefeitura, vem com o objetivo de estimular a prática esportiva e adotar um estilo de vida mais saudável em várias modalidades e para diversos públicos em diferentes idades. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que o projeto ainda vem com a pretensão de diminuir e amenizar o risco de doenças desencadeadas pela obesidade.

Na medida correta, podemos cuidar da nossa saúde com mais consciência!