3 DE MAIO – DIA DO PAU-BRASIL

Hoje, 3 de maio, é comemorado o Dia do Pau-Brasil, uma data que visa conscientizar e alertar sobre a importância da proteção do Pau-Brasil, que é um patrimônio histórico do nosso país.

O pau-brasil, encontrado do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, é uma árvore dominante na Mata Atlântica brasileira. Mesmo assim, hoje está praticamente extinta devido à exploração e ao desmatamento.

Vale ressaltar também que a preservação do solo e das florestas é de extrema importância para a humanidade e o planeta Terra. Por isso, conservá-los de maneira saudável e fértil é também garantir a sobrevivência de várias espécies, pois também é do solo que nasce o Pau-Brasil.

Em nosso município, temos o privilégio de ter o Pau-Brasil. Alguns deles estão situados no pátio de entrada da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz) e também no nosso Parque Natural Municipal Horto dos Quatis (PNMHQ).