22º ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME/RJ

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), sediou o 22º Encontro Estadual da UNCME/RJ (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), que aconteceu na última quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de outubro, no município de Quatis. Na ocasião, o prefeito Aluísio d’Elias e a secretária Ivone Bento, ao lado de representantes das comissões e da coordenação, discutiram sobre ‘A importância do controle social dos Conselhos Municipais de Educação frente às Políticas Públicas Educacionais’, que foi o principal tema do encontro. 

 

De acordo com a SME, o objetivo do evento foi refletir a importância do fortalecimento do papel de controle social das políticas de educação, bem como capacitar os Conselhos Municipais sobre os desafios da construção de normas legais que garantam o direito à educação pública de qualidade. O encontro também proporcionou debates, visando a importância da Gestão Democrática e demandas dos Conselhos Municipais de Educação atendidas pela UNCME/RJ. A edição contou com cerca de 60 municípios inscritos. 

 

“É com imensa alegria que sediamos o XXII Fórum Estadual da UNCME, órgão importantíssimo de representação nacional dos Conselhos de Educação. Não podemos falar em qualidade de Educação Pública sem estabelecermos a valorização e a formação de nossos profissionais, desta forma, nossa gestão vem dedicando esforços neste sentido, apesar dos inúmeros desafios que enfrentamos” – comenta a secretária de Educação, Ivone Bento. 

 

No primeiro dia do encontro, a programação ficou marcada por uma palestra sobre o tema central com a professora doutora Malvina Tutman. Já o segundo, foi destinado à realização de trabalhos e orientações, que também contou com palestras de representantes da UNCME/RJ e apresentação do artigo Seleção de diretores escolares no Rio de Janeiro, com critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais com a professora doutora Patti do Amaral. O último dia do encontro também contou com prestação de contas da UNCME/RJ, e a elaboração de uma nova estrutura de organização, que foi desde a ampliação de assessoria até o reordenamento das regionais. 

 

“Estou extremamente feliz de poder presenciar o município voltando a discutir sobre educação. Seguimos realizando, por meio da Secretaria de Educação, vários investimentos para o Conselho Municipal de Educação, como a Casa dos Conselhos, aqui na cidade. E é muito importante que a gente, além de efetivamente falar de educação, falar também sobre outras áreas e outros conselhos, que precisam ser amplamente discutidos” – afirma o prefeito Aluísio d’Elias. 

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.