Celebramos nesta segunda-feira, dia 19 de maio, o Dia Mundial de Combate à Hepatite. As hepatites virais são causadas por cinco tipos de vírus (A, B, C, D e E), que infectam as células do fígado, causando inflamação.
Cada um desses vírus possui formas de transmissão e de manifestação específicas, que podem ser agudas ou crônicas. Nem sempre as hepatites virais exibem sintomas.
As hepatites causadas pelos vírus A e E são agudas e apresentam sintomas inespecíficos. Já os vírus B, C e D geralmente se manifestam na forma crônica e são silenciosos, pela ausência de sintomas.
Quando esses sintomas aparecem, podem se manifestar com febre; fraqueza; mal-estar; dor abdominal; enjoo ou náuseas; perda de apetite; urina escura; icterícia (olhos e pele amarelados); fezes esbranquiçadas.
A vacina contra a hepatite A está disponível no SUS para crianças com até 5 anos e grupos específicos. A hepatite B pode ser prevenida por meio de vacinação, que também está disponível no SUS, para todos os públicos. Tal imunização também protege da infecção pelo vírus Delta (D).