15 de abril – Dia Nacional de Conservação do Solo

Neste dia 15 de abril celebramos o Dia Nacional de Conservação do Solo, estabelecida pela Lei n° 7.876/1989, data selecionada em homenagem ao nascimento do agrimensor e pesquisador norte-americano Hugh Hammond Bennett, que desempenhou um importante papel na promoção da luta contra a erosão do solo.

Este dia é um momento apropriado para refletir sobre a importância deste recurso natural essencial. O solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água, e é imprescindível para a existência humana e desenvolvimento sustentável. Além disso, solos saudáveis possuem uma maior capacidade de retenção de água, o que pode ajudar a enfrentar desafios relacionados à seca, à erosão e fenômenos diretamente ligados às mudanças climáticas.

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) reconhece a importância desta data como um momento de conscientização sobre a urgência de adotarmos medidas para a conservação dos solos. A SMSA já desenvolve diversas ações de incentivo à preservação e conservação, como: 

• Ações de reflorestamento: auxiliam na recuperação da área degradada, diminuição de CO2, na conservação da biodiversidade, proteção da fauna, flora e bacias hidrográficas, redução da poluição, diminuição das mudanças climáticas, o controle da erosão e deslizamento.
•Coleta domiciliar regular: evitar a poluição por resíduos destinados de forma inadequada contribui a manter a qualidade dos solos.
• Educação ambiental: é essencial levar informações aos munícipes sobre a importância do combate à degradação do solo evitando o descarte irregular dos resíduos. 

A conservação do solo é um compromisso coletivo e uma responsabilidade compartilhada.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.