13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE QUATIS

A Prefeitura Municipal de Quatis e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram na última quinta-feira, dia 26 de agosto, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social do município de Quatis, que teve como tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência é um importante espaço para construção de Políticas Públicas de Assistência Social,  onde reúne o poder público e sociedade civil para discussão e construção de propostas para os três níveis de governo: município, estado e união. É a oportunidade de trabalhadores e usuários construírem juntos propostas de organização municipal. Lembrando que nos meses de junho e julho, foram realizadas as Pré Conferências Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Dona Julia e Maria de Lourdes, e discutido possíveis demandas dos moradores em relação aos serviços que a Assistência Social vem prestando até o atual momento.

O evento aconteceu no auditório da prefeitura e foi presidido pelo Vice-prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Vitor da Silva (Vitinho) e pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do município, Aline Afra, também convidada à mesa a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, Caroline Araújo. O prefeito Aluísio d’Elias não pôde estar presente por conta de compromissos de agenda, mas enviou um vídeo desejando bom dia e uma ótima Conferência a todos, e ressaltando a importância da retomada do debate sobre políticas públicas de assistência social no município. O mestre de cerimônia do evento foi Sandro Pinheiro, Chefe da Divisão de Políticas Públicas e Igualdade Racial do município.

Dando início as atividades do dia, ocorreu a palestra da Viviane Pereira da Silva, Doutora e Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).