Você sabe ou já ouviu falar sobre Lúpus?
Neste 10 de maio, a data chama atenção para esta doença, com o objetivo de alertar e conscientizar sobre o impacto que o lúpus tem na vida das pessoas.
O Dia Mundial do Lúpus surge com a proposta de focar na melhoria dos serviços para a saúde do paciente, aumentar a pesquisa sobre as suas causas e a sua cura, além de diagnosticar e tratar precocemente a doença.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Surge quando o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes nocivos, como vírus, bactérias ou germes dos tecidos saudáveis do corpo, criando anticorpos que atacam e destroem o tecido saudável.
Estes anticorpos causam inflamação e dor, podendo danificar praticamente qualquer parte do corpo. Com isso, a pessoa portadora de lúpus deve evitar fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade da doença, como exposição ao sol e outras formas de radiação ultravioleta, tratamento de infecções, evitação de uso de algumas drogas, entre outros.
Vamos juntos pela conscientização do lúpus!