PREFEITURA DE QUATIS PLANTA MAIS 20 MUDAS NATIVAS EM ÁREA VERDE

SUSTENTABILIDADE | A Prefeitura de Quatis segue realizando o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em áreas verdes do município. Na última quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) plantou mais 20 espécies nativas, incluindo pitangueira, ipê branco e roxo, urucum e cedro. As mudas foram plantadas em uma das áreas verdes do bairro Bondarowsky.

As áreas verdes são consideradas áreas de perímetro urbano, segundo o Código Ambiental. Estas áreas são criadas pelo Poder Público, com o intuito de garantir a permanência ou reposição da vegetação arbórea. Estes locais podem receber serviços ligados à infraestrutura, como construção de praças e áreas de lazer.

Segundo a SMSA, o principal objetivo das áreas verdes é promover a conservação da natureza no meio urbano e na prestação de serviços ambientais. O intuito é garantir a melhoria da qualidade de vida e diminuir os impactos negativos das mudanças climáticas.

O plantio de mudas vem sendo realizado, desde 2021, pela Administração Municipal. O compromisso é seguir contribuindo para o enriquecimento da vegetação na cidade e para a preservação do meio ambiente.

O cuidado das áreas verdes no município de Quatis é de responsabilidade da própria secretaria e somente pessoas jurídicas podem firmar parceria com a prefeitura, para cuidar das áreas, através do “Termo de Cessão de Uso” (Lei Nº 909/2015). Somente mediante ao termo, as entidades são autorizadas a realizarem serviços e ações ambientais, como plantio de mudas nativas e roçadas para manutenção.