24 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

A data foi celebrada neste domingo (24). O Dia Mundial da Tuberculose é comemorado todos os anos em 24 de março para aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras para a saúde e intensificar os esforços no combate à epidemia global da doença.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos, como ossos, rins e meninges.

O Brasil é o país com o maior número de casos notificados de tuberculose nas Américas. Segundo dados, em 2022, cerca de 78 mil pessoas adoeceram por tuberculose no país.

A tuberculose tem cura! O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja feito no tempo certo e aumentar as chances de cura. O diagnóstico e o tratamento também são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda, no caso de crianças menores de 5 anos, a proteção ideal contra a doença é a vacina BCG, recomendada no Calendário Nacional de Vacinação, logo após o nascimento.

Os principais sintomas da tuberculose incluem:

Tosse seca por 3 semanas ou mais, podendo ser acompanhadas de sangue ou pus;
Dor no peito;
Febre;
Emagrecimento;
Fraqueza;
Cansaço excessivo;
Suores noturnos;

Em qualquer sinal desses sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima e faça o diagnóstico! Vamos juntos promover a saúde de todos!

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.