Participação Popular: balanço da Ouvidoria destaca demandas encaminhadas de janeiro a março

      Nos primeiros três meses
deste ano, o serviço de Ouvidoria da Prefeitura de Quatis recebeu 86 demandas de
moradores da cidade, encaminhando sugestões, solicitando providências para
problemas constatados nos bairros e comunidades rurais, e buscando informações
a respeito de ações relacionadas ao dia a dia da administração pública. O
balanço inclui demandas enviadas ao serviço de ouvidoria acessado através da
página da prefeitura na internet e à ouvidoria da Secretaria Municipal de
Saúde, que tem uma coordenação própria.  

As
informações foram destacadas pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB). Ele reafirmou,
no começo da tarde desta quarta-feira, dia 05, o seu compromisso com a
transparência e a participação popular no trabalho do governo municipal.

        Bruno explica que, no site da prefeitura, a ouvidoria pode
ser acessada por meio do endereço
www.quatis.rj.gov.br. De
acordo com o prefeito, no lado direito da barra superior do site, existe o link
Ouvidoria, por meio do qual o
cidadão terá acesso a um formulário cujo preenchimento é necessário para o
encaminhamento da demanda aos setores competentes e o posterior retorno ao
autor da mensagem. Normalmente, o retorno ao cidadão acontece em no máximo 48
horas, informando o recebimento da sua demanda e os procedimentos adotados
quanto ao encaminhamento aos setores competentes.

        – O apoio da população é muito importante no sentido de que o
nosso governo possa ter um conhecimento mais amplo das carências da cidade. O
Município vem crescendo cada vez mais, daí a importância de os moradores de
Quatis opinarem a respeito dos serviços que podem melhorar e os serviços que já
funcionam a contento. Não temos a pretensão de achar que podemos governar
sozinhos, sem ouvir o povo da cidade. Aliás, a cidade que o povo quer se
constrói através de uma interação direta e permanente entre o governante e a
população – disse Bruno.

        Entre as demandas registradas pelo serviço de ouvidoria de
janeiro a março deste ano, pelo menos seis mensagem pedem informações com
relação à convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura
de Quatis ocorrido em 2015. Neste caso, as perguntas foram encaminhadas
diretamente à Secretaria Municipal de Administração, que também vai divulgar
nos próximos dias todas as informações sobre o número de profissionais já
chamados e as próximas convocações.


também, entre as demandas transmitidas pelo sistema on line, solicitações de troca
de lâmpadas queimadas, o que vem sendo feito de acordo com um cronograma da
Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Em fevereiro, por
exemplo, o prefeito Bruno de Souza autorizou a compra do primeiro lote de
lâmpadas para ser trocadas na cidade. O planejamento da administração do
Municipal é substituir todas as cerca de 1.500 lâmpadas da zona urbana e da
zona rural nos próximos meses.  

        No formulário da Ouvidoria disponibilizado no site oficial,
existem espaços próprios para que o cidadão digite seu nome, endereço, endereço
eletrônico (e-mail) e telefone. Após a realização destes procedimentos, ele
deve destacar se a mensagem é uma reclamação,
elogio, sugestão ou crítica
. Estes quatro tópicos podem ser acessados na
relação denominada “Selecione”.

É
preciso marcar ainda o assunto da demanda, entre os setores também relacionados
no mesmo formulário, a saber: Saúde
Pública, Educação, Serviços Públicos, Servidor (funcionalismo), Emergência e
Segurança, Transparência, Turismo, IPTU, Cultura e Transporte Público,

entre outros itens.

        –
A divulgação sobre a existência deste canal de comunicação da prefeitura com o
cidadão, ou seja, a ouvidoria, será  intensificada a partir deste mês, justamente
porque queremos ouvir cada vez mais a nossa população. Afinal, o morador
conhece mais de perto as necessidades do lugar no qual ele vive. A partir desta
divulgação mais ampla, esperamos que o número de participações aumente ainda
mais – acrescentou o prefeito.

        SAÚDE – As
demandas relacionadas à rede municipal de saúde podem ser encaminhadas também pela
ouvidoria da própria Secretaria de Saúde do Município, via o email
ouvidoriasaudequatis@gmail.com,
ou mediante o telefone 3353-2353. O ouvidor da Saúde, Hecttor Pablo Tibúrcio
Santos, ressalta que existe ainda o atendimento presencial, realizado de
segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas, e de 14 às 17 horas, no Centro
Administrativo do Município (primeiro andar).

        – Após o registro da demanda, nós apuramos as solicitações
encaminhadas pelo cidadão. Se a reclamação for relacionada ao fornecimento de medicamentos,
por exemplo, verificamos com o setor competente todas as informações
necessárias e entramos em contato com o autor do pedido no menor espaço de
tempo possível – detalhou o ouvidor da Saúde. 

Comentários do Facebook

Leave A Comment

mersin escort akdeniz escort altinkum escort kizkalesi escort mezitli escort pozcu escort silifke escort susanoglu escort universiteli escort mersin rus escort mersin sinirsiz escort mersin ucuz escort escort mersin konya bayan escort malatya bayan escort mersin bayan escort Skip to content