Emissão de carteira de trabalho é retomada pela prefeitura

        A emissão da carteira de trabalho
digitalizada foi retomada nesta semana pela Prefeitura de Quatis (foto), através
da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. A informação é do prefeito Bruno
de Souza (PMDB), que destacou a importância do serviço com o objetivo de
agilizar o dia a dia dos moradores do Município que estão em busca de uma
oportunidade no mercado de trabalho. Em Quatis, a emissão do documento acontece
por meio de um convênio com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e
Emprego.

        As
pessoas interessadas em tirar a carteira de trabalho digitalizada devem se
dirigir à Sala do Empreendedor, cujo atendimento é feito no segundo andar do
Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, no bairro Bondarovisky, de
segunda a sexta-feira, de 8 às 13 horas.

Os documentos
necessários são os seguintes: certidão de nascimento ou casamento, comprovante
de residência (a pessoa não precisa morar especificamente em Quatis), carteira
de identidade, CPF e carteira de habilitação, se tiver este documento. Todos os
documentos deverão ser originais. Não existe a necessidade de apresentar
fotografia, pois o sistema emite automaticamente a imagem do trabalhador.

– A prestação deste
serviço pela administração municipal agiliza a entrega do documento. Após o
cadastramento das informações do cidadão, as carteiras poderão ser retiradas em
no máximo duas semanas, uma vez que os dados são encaminhados para a respectiva
confecção na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. A
superintendência fica em Volta Redonda, mas o fato é que os moradores de Quatis
podem ter acesso à carteira de trabalho dentro do próprio Município, não havendo,
portanto, a necessidade de se

deslocar para
outras cidades – disse Bruno, acrescentando que em média 15 carteiras de
trabalho são emitidas diariamente através do atendimento prestado na Prefeitura
de Quatis.

        Já
o titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Marcus Vinícius Lima,
lembra que os primeiros testes voltados à emissão da carteira de trabalho
digitalizada começaram a ser feitos pelo Governo Federal em 2014. A partir
desta etapa, o processo vem sendo implantado de forma gradativa pelas
prefeituras. No caso de Quatis, a prefeitura cede o espaço e os funcionários
para a prestação do serviço. Os servidores encarregados de atender os
trabalhadores receberam um treinamento especial na Superintendência Regional de
Trabalho e Emprego. É de responsabilidade ainda da Prefeitura de Quatis o
encaminhamento das informações à superintendência da região e a entrega do
documento aos trabalhadores.

– Durante a
implantação de carteira digitalizada pelo Governo Federal, o sistema ficou
inoperante por várias vezes, o que contribuiu para paralisar temporariamente o
serviço em Quatis. É importante frisar que essa paralisação não aconteceu
apenas em nossa cidade, mas em diversos municípios brasileiros.         Além disso, no
nosso Município, o equipamento através dos quais as informações para a emissão
da carteira digitalizada são processadas, apresentou problemas técnicos. Mas
agora todos os contratempos foram sanados e estamos voltando com esse serviço de
grande alce social para o cidadão – disse Marcus Vinícius, acrescentando que
além de Quatis, a prefeitura local atende também trabalhadores de Porto Real e
Passa Vinte, entre outras localidades próximas.

 

 

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