Sarampo: prefeitura amplia vacinação indo ao comércio e realiza “Dia D” nos postos de saúde

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas vacinadas contra o sarampo na faixa etária de 20 a 29 anos, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana uma campanha itinerante de imunização em estabelecimentos comerciais da cidade. Paralelo à realização deste trabalho, as doses do medicamento continuam sendo aplicadas normalmente nas unidades de saúde da prefeitura, de segunda a sexta-feira.
As unidades médicas do Município vão estar abertas também neste sábado, 30 de novembro, para o “Dia D” de vacinação contra a doença. A Clínica da Família (foto) será uma dos postos de imunização.
A campanha itinerante começou ontem, quarta-feira, através de um supermercado situado no Centro da cidade, e terá continuidade nesta sexta-feira, 29, em outro estabelecimento comercial, este localizado na entrada do bairro Jardim Independência. O coordenador do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis, Wendell Monteiro, explica que “a iniciativa decorre do fato de que estes estabelecimentos empregam muitos comerciários com idades entre 20 e 29 anos, os quais formam o público-alvo da atual fase da campanha nacional de imunização para diminuir os riscos de transmissão do sarampo”.
– O trabalho acontece mediante entendimento prévio com as respectivas direções dos estabelecimentos, uma vez que muitos dos empregados trabalham de 8 às 17 horas, horário de funcionamento dos postos de saúde da rede pública, motivo pelo qual eles estavam encontrando dificuldades para se dirigir a uma unidade médica e receber a vacina. Estes mesmos funcionários trabalham também no sábado, quando acontecerá o “Dia D”. Todo o esforço da Prefeitura de Quatis é no sentido de alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde, ou seja, 95 por cento – disse o coordenador de imunização do Município.
Durante o “Dia D” de vacinação contra o sarampo neste sábado, em Quatis, para a faixa etária de 20 a 29 anos, as doses serão aplicadas de 8 às 16 horas, nas unidades médicas dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri (as quatro situadas na área urbana); nos postos de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim, ambos situados na zona rural; e na Casa da Criança, próximo à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. No mesmo dia, horário e unidades médicas também vão serão vacinadas as crianças de seis meses a cinco anos de idade, como forma de atualização da caderneta de vacinação.
– A vacina contra sarampo é aplicada normalmente, nos dias úteis, nos postos de saúde da Prefeitura de Quatis. No entanto, estamos intensificando a campanha de imunização da cidade nesta semana. Na segunda-feira passada começamos a reforçar a aplicação das doses em comunidades da zona rural, e agora vamos intensificar ainda mais a vacinação através do “Dia D” tanto nas comunidades rurais, quando na área urbana. É fundamental que todos os cidadãos ainda não vacinados, que tenham de 20 a 29 anos, compareçam a um dos postos de saúde neste sábado – acrescentou Wendell Monteiro.
Salientando que a vacina é o único meio de prevenção contra a doença, o coordenador de imunização da Prefeitura de Quatis frisa que, segundo um dos mais recentes levantamentos da Secretaria estadual de Saúde, o estado do Rio de Janeiro já registrou mais de 120 casos de sarampo neste ano, a maioria deles na própria capital fluminense (cerca de 45 por cento das notificações confirmadas). O restante dos casos foi diagnosticado em outros 15 municípios do estado do Rio de Janeiro. O mesmo levantamento mostra que de cada três casos confirmados no território fluminense, um pertence à faixa etária de 20 a 29 anos.

Comentários do Facebook

Comments are closed.