Quatis será contemplada com atendimento gratuito aos portadores de câncer

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer é uma entidade sem fins econômicos que oferece atendimento gratuito aos Portadores de Câncer sem recursos próprios. O GAPC estará no bairro Vila São Benedito no dia 03 de setembro e no Centro de Quatis no dia 04 de setembro fornecendo medicamentos oncológicos, próteses, cadeiras de rodas, camas hospitalares, custeio de exames, suplemento alimentar, cestas básicas, vale transportes, atendimentos com profissionais nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, reiki, acupuntura, além de terapias em grupo e oficinas de artesanato.

Visando sempre a melhoria de vida do paciente com câncer, a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, o GAPC tem desenvolvido uma série de Projetos Sociais e entre eles está o Projeto Prevenir.

Projeto Prevenir

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) a estimativa para 2015 é de mais de 700.000 de novos casos no Brasil, diante desses dados assustadores o GAPC irá continuar dando andamento ao nosso maior projeto de prevenção que é o PROJETO PREVENIR, um ônibus/consultório.

Estrutura e Objetivo

O ônibus conta com dois consultórios, um médico e um odontológico para atendimento de prevenção ao câncer bucal, de pele e de mama. Os consultórios são abastecidos com material de primeira linha e tem equipamento de alta tecnologia. Para isso conta com parceiros como a ABRASA (Associação Brasileira de Apoio a Saúde).

Acreditamos que a informação é o mais eficaz método de prevenção, por esse motivo o ônibus tem o objetivo principal de percorrer as cidades atendidas pelo GAPC nas suas comunidades mais carentes, levando profissionais da saúde para realizar exames e dar informações.
Nessas visitas se faz distribuição de material gráfico informativo sobre os diversos tipos de câncer e como prevenir cada um deles, o profissional que está á frente dos trabalhos tem como meta, levando em conta a linguagem do público do local, conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

Rotina de Atividades

Em localização previamente designado pela secretaria de saúde do município com base em dados de maior carência, o projeto permanece quantos dias for necessário. Os trabalhos tem inicio e fim de acordo com as necessidades detectadas.

Vale ressaltar que, apesar de reconhecer o excelente trabalho realizado pelas Secretarias de Saúde no que se refere a atenção básica tanto no atendimento odontológico como ginecológico, o GAPC continua com a ênfase neste trabalho preventivo através do Ônibus consultório entendendo a capacidade mobilizadora que um Equipamento deste tem para acessar usuários mais distantes e ou que não aderem aos serviços convencionais. 

Ressaltamos que no ônibus, mediante seu objetivo maior de promoção É prevenção, não há aparelhos para exames específicos. O mesmo está adequadamente adaptando para que os profissionais possam atender, avaliar É orientar a população.

Profissionais 

Para realização dos trabalhos o ônibus conta com motorista, assistente social, equipe de informações sobre a entidade, palestrantes, dentistas, médicos ou enfermeiros. Os profissionais são na sua maioria voluntários, porém, altamente comprometidos, entre eles estão funcionários do GAPC e profissionais da saúde dos municípios e das universidades. Em geral, ODONTÓLOGOS e ENFERMEIROS/MÉDICOS são profissionais das próprias Prefeituras, uma vez que estes profissionais conhecem melhor a realidade local e a forma de encaminhamentos caso seja detectado casos para melhor investigação.

Resultados

Em dois anos de trabalho o Projeto já atendeu mais de 8000 pessoas em 27 cidades diferentes. Esses atendimentos são odontológicos, terapias alternativas e exames de rastreamento de câncer bucal, de pele e de mama.

Leave A Comment

Skip to content