Prefeitura já transportou mais de oito mil pacientes para tratamento especializado em outras cidades

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por solicitação do prefeito Bruno de Souza (MDB), mostra que de janeiro a outubro deste ano, um total de 8.443 pacientes já foi transportado pelo Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio) para consultas médicas, exames e cirurgias em unidades especializadas situadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O Programa TFD atende moradores cujo tratamento não é disponibilizado nas unidades da rede pública de saúde do Município. Levando-se em conta o total de pacientes transportados de janeiro a outubro, são quase 850 moradores beneficiados mensalmente pelos serviços do TFD.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, no período relacionado ao balanço de atendimentos, os pacientes foram transportados para 16 cidades, a maioria deles em direção a clínicas e hospitais situados no Município do Rio de Janeiro, entre as quais as seguintes instituições: Hospital Federal da Lagoa, Hospital Federal de Ipanema, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Municipal Rocha Maia, Hospital Universitário Clementino Fraga, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital Estadual Cardoso Fontes, Instituto estadual do Cérebro, Hospital Federal do Andaraí, Hospital estadual Carlos Chagas, INCA (Instituto Nacional do Câncer), Hospital universitário do Fundão e Hospital universitário Gaffrée e Guinle.

– Recentemente, a nossa administração adquiriu duas vans zero quilômetro (foto) para o transporte de pacientes aos outros municípios, por meio do Programa TFD. Cada uma destas vans tem capacidade para transportar dez pessoas, incluindo o motorista. E cada um destes dois veículos dispõe de três lugares reservados aos pacientes com deficiência. Todo o nosso esforço é feito no sentido de garantir a eficiência do atendimento médico aos pacientes, e priorizamos também a assistência humanizada – disse o prefeito Bruno de Souza, acrescentando, que no começo do próximo ano, o número de veículos destinados ao programa poderá ser reforçado com mais duas ambulâncias, que se encontram em processo de manutenção.

Depois da cidade do Rio de Janeiro, que atendeu 3.168 pacientes residentes em Quatis, no período de janeiro a outubro deste ano, o município que recebeu o maior número de moradores transportados pelo Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio) foi Volta Redonda: 2.112 pacientes nestes dez meses. No que diz respeito a Volta Redonda, grande parte dos atendimentos ocorreu no Hospital Regional.

Para as unidades médicas de Barra Mansa, entre elas, a Santa Casa de Misericórdia, foi transportado o total de 1.584 moradores de Quatis. Outras cidades que prestaram atendimento especializado aos pacientes por meio do Programa TFD, de janeiro a outubro deste ano, foram Resende (528 pacientes); Piraí (283); Valença (60); Paraíba do Sul, Pinheiral (50 moradores, em cada um destes dois municípios); Valença, Niterói (30, cada); São Paulo, São José dos Campos,  Juiz de Fora – MG (dez pacientes, em cada uma destas três cidades); Rio Claro – RJ (oito) e Sorocaba – SP (um morador).

O encaminhamento proveniente de uma das unidades da rede pública de Saúde em Quatis, principalmente os postos do Programa Saúde da Família, representa o passo inicial para os moradores serem atendidos mediante o TFD. A partir disso, a Secretaria Municipal de Saúde marca o atendimento nas unidades fora do Município, através do sistema de regulação do Estado do Rio de Janeiro, e busca os pacientes, geralmente em pontos estratégicos mais próximos das suas residências. No entanto, dependendo do caso, o paciente embarca perto da sua própria moradia. O programa permite também que, no caso dos moradores com o estado de saúde mais delicado, eles sejam locomovidos com acompanhantes.

Os pontos estratégicos de embarque e desembarque do Programa TFD se localizam nas proximidades da Clínica da Família, do CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (ambos situados no bairro Nossa Senhora do Rosário), da quadra poliesportiva do bairro Mirandópolis; do Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, no bairro Bondarowsky; do assentamento irmã Dorothy; na esquina da Avenida Euclides Guimarães Cotia com a Rua Carlos Hassis (rua de acesso à Feira da Roça), no Centro; nas proximidades da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Jardim Pollastri); no final do bairro Água Espalhada; na Avenida governador Roberto da Silveira (bairro Barrinha) e na Rua Mário José dos Santos (bairro São Benedito), além das comunidades rurais de Falcão, São Joaquim e Joaquim Leite.

Normalmente, as viagens se iniciam às três horas da madrugada, mas, dependendo da demanda, os pacientes começam a ser transportados até horas antes. Recentemente, por exemplo, a viagem de um morador em direção a um hospital especializado em transplante de córneas, na cidade paulista de Sorocaba, se iniciou às 23 horas do dia anterior. Entre as especialidades médicas cujo tratamento é garantido pela Prefeitura de Quatis, via TFD, estão as seguintes: neuropediatria, oftalmologia, hemodiálise, reumatologia, mastologia, ortopedia cirúrgica, endocrinologia, angiologia e otorrinolaringologia (cirurgia).

Comentários do Facebook

Comments are closed.