Pré-Matrícula para escolas e creches municipais começa na terça-feira

Começa nesta terça-feira, dia 08 de outubro, e vai até o próximo dia 15 de novembro, a pré-matrícula para as dez escolas e as duas creches da rede municipal de ensino em Quatis. A pré-matrícula, que começaria na segunda-feira, 07, mas foi transferida para o terça-feira, em razão do feriado de Nossa Senhora do Rosário (padroeira da cidade), se destina aos alunos que vão ingressar nas unidades escolares e nas creches; aos que pretendem mudar de escola em 2020; ou no caso daqueles cuja fase seguinte dos seus estudos não seja disponibilizada na unidade aonde se encontram matriculados.

Atualmente, 2.338 alunos, entre crianças das creches e alunos da educação infantil ao ensino fundamental, são matriculados nas unidades de ensino da Prefeitura de Quatis. A pré-matrícula será realizada nas próprias unidades de ensino, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 16 horas (educação infantil ao ensino fundamental) e de 17 às 20 horas (Educação de Jovens e Adultos). A prioridade da Secretaria Municipal de Educação é matricular as crianças e os alunos nas unidades mais próximas das suas residências. Na foto, a Escola Municipal Julieta Sampaio (Centro).

Os documentos necessários para os alunos novos são a certidão de nascimento e o comprovante de residência. Quanto aos que pretendem mudar de escola, além destes dois documentos (certidão de nascimento e comprovante de residência), os interessados precisam apresentar também a declaração de escolaridade da sua unidade de origem. Estes documentos são os mesmos exigidos daqueles que terão que mudar de escola porque em suas atuais unidades não existe a fase seguinte para a continuidade dos seus estudos, acrescidos, no entanto, de uma declaração atestando o ano escolar em curso no ano de 2019.

As faixas de idade estabelecidas para a fase da pré-matrícula nas creches são as seguintes: berçário (crianças nascidas entre os dias 01º de abril e 03 de outubro de 2019); maternal I (crianças nascidas entre 01º de abril de 2018 e 31 de março de 2019); e maternal II (crianças nascidas entre 01º de abril de 2017 e 31 de março de 2018).

Com relação à pré-matrícula nas escolas, poderão ser inscritas as crianças nascidas entre os dias 01º de abril de 2016 e 31 de março de 2017 (maternal III); crianças nascidas entre 01º de abril de 2015 e 31 de março de 2016 (pré-escolar I); crianças nascidas entre os dias 01º de abril de 2014 e 31 de março de 2015 (pré-escolar II); e crianças nascidas entre os dias 01º de abril de 2013 e 31 de março de 2014 (CBA – Ciclo Básico de Alfabetização).

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Quatis esclarece ainda que, no que diz respeito à pré-matrícula relacionada ao Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), deverão ser inscritas os alunos que tiverem completado 15 anos de idade até o dia 31 de março de 2020. O EJA funciona na Escola Municipal Pessoa de Barros, nas mesmas instalações da Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias (Centro).

O cronograma da Secretaria Municipal de Educação prevê a renovação das matrículas em favor dos estudantes já matriculados na rede, entre os dias 18 e 29 de novembro. Por sua vez, no dia 17 de dezembro será realizada a divulgação dos alunos pré-matriculados nas creches e escolas, sendo que a matrícula, nestes casos, ocorrerá efetivamente no período de 28 a 31 de janeiro de 2020, uma vez que a pré-matrícula representa apenas um levantamento visando identificar a demanda de interessados para alocar os estudantes nas vagas existentes.

Comments are closed.