Participação Popular: balanço da Ouvidoria destaca demandas encaminhadas de janeiro a março

      Nos primeiros três meses
deste ano, o serviço de Ouvidoria da Prefeitura de Quatis recebeu 86 demandas de
moradores da cidade, encaminhando sugestões, solicitando providências para
problemas constatados nos bairros e comunidades rurais, e buscando informações
a respeito de ações relacionadas ao dia a dia da administração pública. O
balanço inclui demandas enviadas ao serviço de ouvidoria acessado através da
página da prefeitura na internet e à ouvidoria da Secretaria Municipal de
Saúde, que tem uma coordenação própria.  

As
informações foram destacadas pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB). Ele reafirmou,
no começo da tarde desta quarta-feira, dia 05, o seu compromisso com a
transparência e a participação popular no trabalho do governo municipal.

        Bruno explica que, no site da prefeitura, a ouvidoria pode
ser acessada por meio do endereço
www.quatis.rj.gov.br. De
acordo com o prefeito, no lado direito da barra superior do site, existe o link
Ouvidoria, por meio do qual o
cidadão terá acesso a um formulário cujo preenchimento é necessário para o
encaminhamento da demanda aos setores competentes e o posterior retorno ao
autor da mensagem. Normalmente, o retorno ao cidadão acontece em no máximo 48
horas, informando o recebimento da sua demanda e os procedimentos adotados
quanto ao encaminhamento aos setores competentes.

        – O apoio da população é muito importante no sentido de que o
nosso governo possa ter um conhecimento mais amplo das carências da cidade. O
Município vem crescendo cada vez mais, daí a importância de os moradores de
Quatis opinarem a respeito dos serviços que podem melhorar e os serviços que já
funcionam a contento. Não temos a pretensão de achar que podemos governar
sozinhos, sem ouvir o povo da cidade. Aliás, a cidade que o povo quer se
constrói através de uma interação direta e permanente entre o governante e a
população – disse Bruno.

        Entre as demandas registradas pelo serviço de ouvidoria de
janeiro a março deste ano, pelo menos seis mensagem pedem informações com
relação à convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura
de Quatis ocorrido em 2015. Neste caso, as perguntas foram encaminhadas
diretamente à Secretaria Municipal de Administração, que também vai divulgar
nos próximos dias todas as informações sobre o número de profissionais já
chamados e as próximas convocações.


também, entre as demandas transmitidas pelo sistema on line, solicitações de troca
de lâmpadas queimadas, o que vem sendo feito de acordo com um cronograma da
Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Em fevereiro, por
exemplo, o prefeito Bruno de Souza autorizou a compra do primeiro lote de
lâmpadas para ser trocadas na cidade. O planejamento da administração do
Municipal é substituir todas as cerca de 1.500 lâmpadas da zona urbana e da
zona rural nos próximos meses.  

        No formulário da Ouvidoria disponibilizado no site oficial,
existem espaços próprios para que o cidadão digite seu nome, endereço, endereço
eletrônico (e-mail) e telefone. Após a realização destes procedimentos, ele
deve destacar se a mensagem é uma reclamação,
elogio, sugestão ou crítica
. Estes quatro tópicos podem ser acessados na
relação denominada “Selecione”.

É
preciso marcar ainda o assunto da demanda, entre os setores também relacionados
no mesmo formulário, a saber: Saúde
Pública, Educação, Serviços Públicos, Servidor (funcionalismo), Emergência e
Segurança, Transparência, Turismo, IPTU, Cultura e Transporte Público,

entre outros itens.

        –
A divulgação sobre a existência deste canal de comunicação da prefeitura com o
cidadão, ou seja, a ouvidoria, será  intensificada a partir deste mês, justamente
porque queremos ouvir cada vez mais a nossa população. Afinal, o morador
conhece mais de perto as necessidades do lugar no qual ele vive. A partir desta
divulgação mais ampla, esperamos que o número de participações aumente ainda
mais – acrescentou o prefeito.

        SAÚDE – As
demandas relacionadas à rede municipal de saúde podem ser encaminhadas também pela
ouvidoria da própria Secretaria de Saúde do Município, via o email
ouvidoriasaudequatis@gmail.com,
ou mediante o telefone 3353-2353. O ouvidor da Saúde, Hecttor Pablo Tibúrcio
Santos, ressalta que existe ainda o atendimento presencial, realizado de
segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas, e de 14 às 17 horas, no Centro
Administrativo do Município (primeiro andar).

        – Após o registro da demanda, nós apuramos as solicitações
encaminhadas pelo cidadão. Se a reclamação for relacionada ao fornecimento de medicamentos,
por exemplo, verificamos com o setor competente todas as informações
necessárias e entramos em contato com o autor do pedido no menor espaço de
tempo possível – detalhou o ouvidor da Saúde. 

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