• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
  • Rua Ana Ferreira de Oliveira, N° 47, Bondarowsky

  • Atendimento:
    08:00 às 17:00

  • Telefone:
    (24) 3353-2918

Menu Principal

Notícias

Vacinação contra gripe em unidades médicas de Quatis ultrapassa meta nos grupos prioritários

Por em 11/07/2019

O prefeito Bruno de Souza (MDB) manifestou no começo da tarde desta quinta-feira, 11, os seus cumprimentos aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde pelos resultados positivos alcançados em Quatis durante a campanha de vacinação contra a gripe.

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização mostram que a meta de vacinação na cidade foi ultrapassada nos grupos prioritários, que são os seguintes: crianças com até cinco anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas, idosos e professores. Na foto, a unidade do Programa Saúde da Família no bairro Jardim Independência.

        A meta em todos os segmentos era vacinar pelo menos 90 por cento do público-alvo, mas em todos estes grupos o índice de cobertura ficou acima do percentual estabelecido. O segmento que registrou o maior número de pessoas imunizadas foi o da puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes da aplicação do medicamento). Neste grupo, o índice de cobertura chegou a 123,53 por cento.

 Já no grupo das gestantes, a Secretaria de Saúde do Município conseguiu vacinar 106,73 por cento do público-alvo. Nos demais segmentos, os percentuais de vacinados chegaram a 94,39 por cento (trabalhadores da área de saúde); 94,35 por cento (professores); 91,05 por cento (idosos) e 90,42 por cento (crianças menores de cinco anos).

Com estes resultados, a vacinação foi considerada encerrada nas unidades de saúde do Município, sendo que apenas a segunda dose do medicamento em crianças continua sendo aplicada nos postos médicos.

- Todos os profissionais de saúde da Prefeitura de Quatis, que atuaram direta ou indiretamente na campanha nacional de vacinação contra a gripe em nossa cidade, merecem os nossos cumprimentos pelo trabalho eficiente, dedicado e realmente comprometido com a saúde dos moradores do Município. Iniciamos a campanha no dia 24 de abril e até a segunda quinzena de junho alguns segmentos prioritários ainda não tinham batido a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Os profissionais das unidades médicas então redobram os esforços e conseguimos atingir o percentual mínimo nos grupos principais. A cada profissional de saúde do Município de Quatis, que participou da vacinação contra a gripe em 2019, eu expresso os meus mais sinceros agradecimentos – disse o prefeito.

O coordenador do Serviço de Imunização da Prefeitura de Quatis, Wendel Monteiro, disse que a campanha de vacinação na cidade mobilizou as seguintes categorias de servidores da Secretaria Municipal de Saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas das unidades médicas, técnicos de laboratório, maqueiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Em todo o estado do Rio de Janeiro, durante a campanha nacional de vacinação, o índice geral de cobertura foi de 92 por cento.