Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Vacinação contra febre aftosa vai imunizar 12 mil animais bovinos em Quatis

Por em 01/11/2018

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural calcula que 12 mil animais bovinos deverão ser imunizados em Quatis contra a febre aftosa, cuja campanha de vacinação começou nesta quinta-feira, 01º de novembro, e vai até o próximo dia 30. Nesta etapa da campanha, as doses do medicamento deverão ser aplicadas apenas em animais com até 24 meses de vida. No total, de acordo com cálculos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município, o rebanho bovino na cidade é formado por aproximadamente 23 mil cabeças.

A vacina contra a febre amarela deverá ser adquirida pelos próprios produtores rurais, em estabelecimentos previamente credenciados através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma das instituições credenciadas na região é a Cooperativa Agropecuária do Município de Barra Mansa. Na foto, o torneio leiteiro realizado em São Joaquim, distrito rural de Quatis.

A responsabilidade de aplicação do medicamento também cabe aos proprietários dos animais. Após imunizar o rebanho, os produtores deverão encaminhar a nota fiscal relacionada à aquisição das doses da vacina e o comprovante de vacinação ao Núcleo Municipal de Defesa Sanitária Animal, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas.

- Continuo indo à zona rural com frequência e mantido contatos junto aos produtores sobre a importância da imunização do gado contra a febre aftosa. A doença é considerada erradicada no Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal, o que não significa que os produtores podem se acomodar. Muito pelo contrário. Justamente para manter a doença sob controle, torna-se necessário dar prosseguimento à imunização do rebanho. Felizmente, os produtores de Quatis têm se mostrado muito conscientes a respeito desta campanha de imunização – declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB), lembrando que os outros animais acima dos 24 meses de idade foram vacinados na campanha realizada em maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, os produtores devem observar alguns cuidados importantes durante a compra das doses e da aplicação do medicamento. Entre estes cuidados, estão os seguintes: a vacina precisa ser mantida sempre na temperatura de dois a oito graus centígrados; transportada em caixa térmica com três pedras de gelo para cada dose; e ser mantida no gelo e vedada na caixa térmica até o momento da aplicação. É recomendada a aplicação da vacina nos períodos mais frescos do dia, em seringas novas e também mantidas acondicionadas na caixa térmica. O produtor rural deve ainda agitar o frasco da vacina antes de aplicá-la.

A agropecuária permanece como a atividade principal da economia de Quatis, sendo que, atualmente, o Município produz em torno de 11 milhões de litros de leite por ano, o que representa uma média aproximada de 30 mil litros todo dia, de acordo com o censo agropecuário realizado este ano na cidade pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o mesmo levantamento, das 389 propriedades rurais situadas em Quatis, 288 atuam diretamente na produção de leite. O mesmo censo mostra que 920 trabalhadores sobrevivem da agropecuária no Município.