Vacina contra gripe será liberada para todos os grupos a partir desta segunda-feira

Por em 14/06/2019

O coordenador do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis, Wendell Monteiro, informou que, a partir desta segunda-feira, dia 17 de junho, a vacinação contra a gripe na cidade estará aberta a todas as pessoas, independente de pertencerem ou não aos segmentos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a campanha nacional. Desde o dia 24 de abril, quando começou a campanha de imunização em Quatis, até a manhã desta sexta-feira, 14, tinham sido vacinadas na cidade 2.765 pessoas das 3.492 que formavam o público-alvo, alcançando com isso 79,18 por cento de cobertura no Município.

A meta era atingir 90 por cento do público-alvo. Dois dos segmentos prioritários ultrapassaram este percentual na cidade de Quatis. Foram eles: puérperas – mulheres que deram à luz ao longo dos últimos 45 dias (123,53 por cento) e gestantes (93,27 por cento). Nos outros segmentos, o índice de cobertura ficou abaixo da meta determinada pelo Ministério da Saúde. No caso dos professores em sala de aula, o índice alcançado tinha sido de 89,52 por cento até a manhã de hoje (sexta-feira). Em seguida, estavam os seguintes grupos: idosos (83,63 por cento), crianças (81,70 por cento) e profissionais de saúde (77,89 por cento).

- A vacinação continuará atendendo as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, e que ainda não receberam as doses do medicamento. Porém, a partir desta segunda-feira, vamos disponibilizar a vacina aos que não se encontravam nos segmentos do público-alvo da campanha nacional – afirmou o coordenador do Programa Municipal de Imunização, acrescentando que as unidades médicas já tiveram o estoque abastecido nesta semana visando à continuidade da vacinação na próxima semana.

Wendel Monteiro frisa a importância da vacina “como o meio mais seguro e eficaz de proteção contra os tipos de gripe A, B e C”, cujos casos costumam se propagar durante o inverno. Em todo o território do estado do Rio de Janeiro, até o começo desta semana, tinham sido diagnosticados 138 casos de gripe e 38 óbitos da doença. Os sintomas principais são febre, dor no corpo, dor de cabeça, tosse seca, calafrios, mal-estar, dor de garganta, prostração, secreção nasal excessiva, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

A vacina contra gripe em Quatis continuará sendo aplicada nas quatro unidades do Programa Saúde da Família, que se localizam nos bairros Nossa Senhora do Rosário (Clínica da Família), Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança (foto), no Centro da cidade.